RSS

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Varizes


Varizes são veias que se dilatam, aumentando o seu volume e causando alteração no fluxo sanguíneo entre as pernas e o coração. O fato de o sangue ter dificuldade em percorrer o corpo e chegar ao coração contribui para que as veias se dilatem.

No interior das veias existem pequenas válvulas que impedem o retorno venoso para as extremidades. Quando as válvulas não se fecham, acontece o retorno – chamado de refluxo. Quando isto ocorre, aumenta a quantidade de sangue dentro das veias, ocorrendo a dilatação.

Geralmente, o desenvolvimento das varizes é ocasionado por fator hereditário e hormonal. Quando a mulher está grávida, há uma maior liberação dos hormônios, podendo gerar diminuição do tônus da parede venosa. No final da gestação, a compressão do útero sobre as veias do abdômen também pode desencadear varizes. Existem estudos que comprovam a relação entre o número de gestações e o aparecimento de varizes.

Além desses fatores, não podemos deixar de observar o estilo de vida da pessoa. Entre os fatores que favorecem o desenvolvimento das varizes, temos: maus hábitos alimentares, obesidade e trabalhar durante muito tempo em pé.

Prevenção:
Deve-se iniciar a prevenção na idade adulta, o quanto antes. Em caso de necessidade por predisposição genética, deve-se iniciar a prevenção até mesmo durante a adolescência.

Veja algumas dicas que podem ajudar a prevenir essas linhas indesejáveis que comprometem a beleza das pernas:
*Controlar o peso. Pessoas obesas têm uma predisposição significativa ao quadro. Com o aumento acentuado do peso corporal, a tendência das varizes é aumentar, tornando-se mais grossas. Se o peso estiver normal, o tratamento é mais fácil.
*Evitar carregar peso ou fazer atividades físicas de alto impacto, como por exemplo a musculação. Essas atividades provocam uma maior tensão nos vasos e, conseqüentemente, as veias se dilatam, ajudando a formar as varizes.
*Não submeter o corpo à exposição prolongada de temperaturas elevadas como em saunas, sessões de bronzeamento e banhos quentes demorados. Essa exposição também provoca a dilatação dos vasos.
*Tenha o hábito de repousar, sempre que possível, com as pernas elevadas. Isso contribui para que o sangue circule pelo corpo, já que, ao deitar, os pés ficarão mais altos que o coração.
*Dê atenção a atividades agradáveis como passeios e caminhadas. O bom humor também ajuda bastante. Pessoas amarguradas, constantemente estressadas e sobrecarregadas, ou sem momentos de lazer, têm tendência a apresentar mais varizes, devido à maior tensão provocada nos vasos.

Fonte: www.belezaesaude.dae.com.br

Um comentário:

Régis disse...

Ótimo artigo! Postei uma receitinha bem prática para o lanche de domingo! Não sei se já conhecem.
Bom final de semana! www.ginarteira.blogspot.com

Postar um comentário